domingo, 1 de abril de 2012

Estratégia de... marketing/arrecadação?

Texto por RPH.

Hoje foi noticiado pela EPTC (órgão que fiscaliza o trânsito da capital gaúcha) que as multas por infrações aumentaram, em 2011, 40% em relação ao mesmo período de 2010. No estado o aumento foi de 11%. O aumento é justificado pelo acréscimo do número fiscais na folha da EPTC para um total de 560 e instalação de mais 12 lombadas eletrônicas. O diretor-presidente da EPTC afirma que este aumento nada tem a ver com a arrecadação, “Isso faz parte da estratégia de reduzir a violência no trânsito. Não mandamos ninguém cometer irregularidades para arrecadar. São infrações em que o condutor tem plena consciência de que está irregular”. Será? Mandar o condutor cometer infração não, acredito que não, mas CONSCIENTIZAR o condutor a não cometer infração, EDUCÁ-LO, que é o que deveria ser feito, isto tenho certeza que não. E sobre a consciência de estar irregular, acredito que mais da metade dos condutores de veículos habilitados pelos CFCs não tem conhecimento do básico do CTB. Neste caso, não é muito fácil colocar a culpa no motorista?
Apesar do número de multas ter aumentado em 40% a redução na “violência do trânsito” recuou, na capital, apenas 8%, sendo que o número de vítimas recuou 4%. O que mais me preocupa é o aumento de 3% no número de mortos. Considero que apesar da frota de veículos ter aumentado 4,4%, estes número ainda são alarmantes, principalmente porque a EPTC considera como bom indicador o aumento de 40% nas multas. Ocorre-me que a afirmação de não estar relacionado à arrecadação e ao orçamento público não é assim a plena verdade.
Um fato também curioso é a publicação de um gráfico apresentando somente as estatísticas das multas aplicadas pela EPTC, porque não incluíram neste gráfico, para que possa ter algum valor, as estatísticas de “aumento de frota X redução acidente e mortes”? Ou então “aumento de frota X aumento da malha viária”? Talvez porque estas não sejam positivas?

Fonte: www.clicrbs.com.br
Outro fato alarmante é a importância dada à proporção de multas aplicadas para cada fiscal - 1012 multas para cada fiscal da EPTC conta menos de 1 multa para cada agente da Polícia Rodoviária Federal. Pergunto-me, o que isto indica? Em minha opinião, que as campanhas de educação de trânsito da EPTC ou não são satisfatórias ou não são realizadas. Para mim, um maior número de multas significa falta de educação do motorista, um indicador ruim, não um indicador positivo que demonstra que os agentes da EPTC são melhores pois aplicam mais multas. Não deveriam ser melhores caso educassem mais? Há uma certa inversão de valores neste caso, não?

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