quinta-feira, 18 de abril de 2013

Garagem dos sonhos – Porsche Cayman R


Texto: RPH

Porsche Cayman
Fonte: car-pictures.feedio.net/

Você conhece o Porsche Cayman? Deveria! O Cayman é o irmão do meio - de motor central - dos esportivos da Porsche, está situado entre o Boxster e o clássico 911, foi lançado em 2006, descendente da segunda e terceira geração de seu irmão menor.

Porsche Boxter 2006
Fonte: static.cargurus.com

O nome Cayman vem de um jacaré, o Caiman, habitante das Américas do Sul e Central. Mas vocês não estão muito interessados nisso, estão? Muito menos que a Porsche, assim que o Cayman chegou as lojas, adotou 4 destes jacarés no Zoológico Stuttgart's Wilhelma, estou errado?

Fruto de um desenvolvimento de 2 anos, o Cayman S foi apresentado no salão de Frankfurt em 2005, mas os seus dados técnicos já haviam sido publicados em maio do mesmo ano.

O primeiro Cayman Coupé e a segunda geração do Boxster Roadster dividem a mesma plataforma e diversos componentes, como faróis, pára-choques, portas laterais e o painel. O seu design foi baseado em dois carros históricos da Porsche, o 550 Coupé e o 904 Coupé. Para maior praticidade que o Boxter, o Cayman conta com uma grande tampa de acesso ao porta-malas, que está por cima e por trás do motor – motor central, lembra? A sua suspensão é basicamente a mesma do Boxter, porém conta com algumas melhorias para lidar melhor com a rigidez da carroceria de teto rígido e fixo.

Porsche 904 Coupé e Cayman
Fonte: origin.porsche.com

Porsche 550 Coupé
Fonte: fotos.subefotos.com

A versão S da sua primeira geração conta com um motor boxer 6 cilindros de 3,4l, equipado com o VarioCam Plus no cabeçote, um sistema de temporização e levantamento das válvulas que equipa o Porsche 997. Na versão mais simples o mid-engine Porsche utilizava um 2,7l.

A concepção, motor central, à frente do eixo traseiro
Fonte: www.germanboost.com

Poarsche Cayman S, corte longitudinal
Fonte: 2.bp.blogspot.com

Algumas diferentes caixas de câmbio podiam equipar o modelo, uma manual de 5 marchas, manual de 6 marchas ou Tiptronic de 5 marchas. Em 2009 a Porsche deixou de equipar o Cayman com a caixa Tiptronic para oferecê-lo com a nova PDK de dupla embreagem e 7 marchas.

O Cayman R foi lançado em 2011 no salão de Los Angeles, foi baseado no Cayman S de 2009, equipado com um novo pacote aerodinâmico que inclui um aerofólio inspirado no 911R de 1967. O pacote aerodinâmico garante um downforce 40% maior sobre o eixo traseiro e 15% maior sobre o dianteiro. Para torná-lo mais leve, ganhou novas rodas de 19 polegadas (as mais leves a equipar um Porsche – ever!), portas de alumínio, bancos concha, remoção do rádio, “porta trecos”, ar condicionado e maçanetas. Desta forma, o Cayman R perdeu 54,8Kg em relação ao Cayman S. Além disto, com a nova suspensão, ficou também 20mm mais baixo. Equipado com câmbio manual, diferencial de deslizamento limitado e um motor 3,4l com injeção direta produzindo 330hp, o Cayman R atinge 100km/h em 4,8 segundos, e quando equipado com o câmbio PDK de 7 velocidades e o pacote Sport Chrono, que adiciona 25kg ao peso final, atinge a mesma marca ainda mais rápido, 4,5 segundos. As velocidades máximas, com câmbio manual e PDK são 282km/h e 280km/h, respectivamente.

Fonte: img.netcarshow.com


Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com

Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com

Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com

Fonte: http://images.caricos.com

Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com

Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com

Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com

Fonte: img.netcarshow.com

Fonte: image.motortrend.com

O Cayman R tem uma relação peso/potência melhor que a de um 911 Carrera, é o primeiro Porsche a superar, teoricamente, um 911.

Finalmente, o Cayman R só o desapontará se você estiver esperando o desempenho de um 911 GT3. Ele talvez não seja inacreditável, mas é excelente em sua proposta.

Porsche 911 GT3 versus Cayman R
Fonte: media.caranddriver.com

Acho que final de semana vou tirá-lo da garagem e pegar um estrada para “não sei onde”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário