Texto: RPH
Porsche Cayman Fonte: car-pictures.feedio.net/ |
Você
conhece o Porsche Cayman? Deveria! O Cayman é o irmão do meio - de motor central - dos esportivos da Porsche, está situado entre o Boxster e o clássico
911, foi lançado em 2006, descendente da segunda e terceira geração de seu
irmão menor.
Porsche Boxter 2006 Fonte: static.cargurus.com |
O nome
Cayman vem de um jacaré, o Caiman, habitante das Américas do Sul e Central. Mas
vocês não estão muito interessados nisso, estão? Muito menos que a Porsche,
assim que o Cayman chegou as lojas, adotou 4 destes jacarés no Zoológico Stuttgart's
Wilhelma, estou errado?
Fruto de
um desenvolvimento de 2 anos, o Cayman S foi apresentado no salão de Frankfurt
em 2005, mas os seus dados técnicos já haviam sido publicados em maio do mesmo
ano.
O
primeiro Cayman Coupé e a segunda geração do Boxster Roadster dividem a mesma
plataforma e diversos componentes, como faróis, pára-choques, portas laterais e
o painel. O seu design foi baseado em dois carros históricos da Porsche, o 550 Coupé e o 904 Coupé. Para maior praticidade que o Boxter, o Cayman conta com
uma grande tampa de acesso ao porta-malas, que está por cima e por trás do
motor – motor central, lembra? A sua suspensão é basicamente a mesma do Boxter,
porém conta com algumas melhorias para lidar melhor com a rigidez da carroceria
de teto rígido e fixo.
Porsche 904 Coupé e Cayman Fonte: origin.porsche.com |
Porsche 550 Coupé Fonte: fotos.subefotos.com |
A versão
S da sua primeira geração conta com um motor boxer 6 cilindros de 3,4l, equipado com o VarioCam Plus no cabeçote, um sistema
de temporização e levantamento das válvulas que equipa o Porsche 997. Na versão
mais simples o mid-engine Porsche
utilizava um 2,7l.
A concepção, motor central, à frente do eixo traseiro Fonte: www.germanboost.com |
Poarsche Cayman S, corte longitudinal Fonte: 2.bp.blogspot.com |
Algumas
diferentes caixas de câmbio podiam equipar o modelo, uma manual de 5 marchas,
manual de 6 marchas ou Tiptronic de 5 marchas. Em 2009 a Porsche deixou de
equipar o Cayman com a caixa Tiptronic para oferecê-lo com a nova PDK de dupla
embreagem e 7 marchas.
O Cayman
R foi lançado em 2011 no salão de Los Angeles, foi baseado no Cayman S de 2009,
equipado com um novo pacote aerodinâmico que inclui um aerofólio inspirado no
911R de 1967. O pacote aerodinâmico garante um downforce 40% maior sobre o eixo traseiro e 15% maior sobre o
dianteiro. Para torná-lo mais leve, ganhou novas rodas de 19 polegadas (as mais leves
a equipar um Porsche – ever!), portas
de alumínio, bancos concha, remoção do rádio, “porta trecos”, ar condicionado e
maçanetas. Desta forma, o Cayman R perdeu 54,8Kg em relação ao Cayman S. Além
disto, com a nova suspensão, ficou também 20mm mais baixo. Equipado com câmbio
manual, diferencial de deslizamento limitado e um motor 3,4l com injeção direta
produzindo 330hp, o Cayman R atinge 100km/h em 4,8 segundos, e quando equipado
com o câmbio PDK de 7 velocidades e o pacote Sport Chrono, que adiciona 25kg ao
peso final, atinge a mesma marca ainda mais rápido, 4,5 segundos. As
velocidades máximas, com câmbio manual e PDK são 282km/h e 280km/h,
respectivamente.
Fonte: img.netcarshow.com |
Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com |
Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com |
Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com |
Fonte: http://images.caricos.com |
Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com |
Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com |
Fonte: gearpatrol.wpengine.netdna-cdn.com |
Fonte: img.netcarshow.com |
Fonte: image.motortrend.com |
O Cayman
R tem uma relação peso/potência melhor que a de um 911 Carrera, é o primeiro
Porsche a superar, teoricamente, um 911.
Finalmente,
o Cayman R só o desapontará se você estiver esperando o desempenho de um 911
GT3. Ele talvez não seja inacreditável, mas é excelente em sua proposta.
Porsche 911 GT3 versus Cayman R Fonte: media.caranddriver.com |
Acho que
final de semana vou tirá-lo da garagem e pegar um estrada para “não sei onde”...
Nenhum comentário:
Postar um comentário