Autor: RPH
Fotos: oldbug.com
Fotos: oldbug.com
Pois bem, a Kombi, quem nunca viu uma na rua?
Quem nunca andou em uma? Quem nunca dirigiu uma? Se a sua resposta é não para todas as
alternativas acima, você não vive no Planeta Terra.
Se você nunca andou em uma, ou nunca dirigiu
uma, meu amigo, não sabe o que está perdendo! Falo sério, é um dos carros mais
divertidos que já dirigi. Apesar das férias na direção, não é folga não, são
férias(!), do motor anêmico, da dinâmica de veleiro a deriva e da aerodinâmica
de pão de forma, é divertida, ô se é! Mas tenho uma boa notícia para você,
ainda é possível dirigir uma, e não, não sugiro que compre uma, mas alugue, na
maioria das locadoras de carros ainda é possível alugar a “Kombissauro”. Provavelmente
não será mais aquela com o motor refrigerado a ar, com o seu ruído e vibração
característicos, mas já equipada com um moderno 1,4l refrigerado a água, de
fabricação argentina, o mesmo que equipa o VW Fox por aquelas bandas. Mas
ainda assim vale à pena.
Confesso que um dos carros da minha garagem dos
sonhos é uma Kombi, daquelas Luxo, bicolor, de preferência Bordô ou Verde, com
vidro bipartido na frente, motor 1200cm³ dando lugar a um 1900cm³ com
carburação dupla Weber 40, comando W120, radiador de óleo, suspensão
“catracada” e rodas Fuchs tala 5” na frente e 7” atrás. Estimo que uns 100cv já
deixariam esta brincadeira muito boa. Não me importo de estacionar esta
Kombi na garagem dos sonhos, com carros do naipe de Masserati, Lamborghini,
Alfa-Romeo, Aston Martin, juro que a estacionaria logo ao lado do Porsche
Cayman R.
As rodas Porsche Fuchs Fonte: forums.pelicanparts.com |
O Porsche Cayman R, habitante da minha Garagem dos Sonhos Fonte: www.985fm.ca |
Encontrei uma Kombi a venda no oldbug.com, confesso que ela tem
habitado meus sonhos de viajar pela América do Sul desde então. Para aqueles
apaixonados - como eu – e afortunados, que estejam dispostos a trocar
US$120.000,00 por uma Kombi 1966, esta é a chance.
Esta Kombi é conhecida como “21 window”, pois
tem como característica única aqueles pequenos vidros na curvatura do teto.
Está equipada com as rodas Fuchs, capota
de lona que abre cerca de 80% do teto, “Safari Windows”, aqueles pára-brisas
que se abrem, acentos individuais na frente, o que permite acesso do
“navegador” aos bancos traseiros sem sair do carro, rádio “old style” com
controle para iPod (quer coisa melhor para uma longa viagem?), motor 1904cm³
com carburação dupla Weber, motor construído para viagens, não para corridas,
como diz o anúncio, além disso tudo, tem freios dianteiros a disco perfurado
com pinças Wilwood – anda e pára!
Nenhum comentário:
Postar um comentário