segunda-feira, 1 de abril de 2013

Garagem dos Sonhos - Kombi

Autor: RPH
Fotos: oldbug.com



Pois bem, a Kombi, quem nunca viu uma na rua? Quem nunca andou em uma? Quem nunca dirigiu uma?  Se a sua resposta é não para todas as alternativas acima, você não vive no Planeta Terra.

Se você nunca andou em uma, ou nunca dirigiu uma, meu amigo, não sabe o que está perdendo! Falo sério, é um dos carros mais divertidos que já dirigi. Apesar das férias na direção, não é folga não, são férias(!), do motor anêmico, da dinâmica de veleiro a deriva e da aerodinâmica de pão de forma, é divertida, ô se é! Mas tenho uma boa notícia para você, ainda é possível dirigir uma, e não, não sugiro que compre uma, mas alugue, na maioria das locadoras de carros ainda é possível alugar a “Kombissauro”. Provavelmente não será mais aquela com o motor refrigerado a ar, com o seu ruído e vibração característicos, mas já equipada com um moderno 1,4l refrigerado a água, de fabricação argentina, o mesmo que equipa o VW Fox por aquelas bandas. Mas ainda assim vale à pena.

Confesso que um dos carros da minha garagem dos sonhos é uma Kombi, daquelas Luxo, bicolor, de preferência Bordô ou Verde, com vidro bipartido na frente, motor 1200cm³ dando lugar a um 1900cm³ com carburação dupla Weber 40, comando W120, radiador de óleo, suspensão “catracada” e rodas Fuchs tala 5” na frente e 7” atrás. Estimo que uns 100cv já deixariam esta brincadeira muito boa. Não me importo de estacionar esta Kombi na garagem dos sonhos, com carros do naipe de Masserati, Lamborghini, Alfa-Romeo, Aston Martin, juro que a estacionaria logo ao lado do Porsche Cayman R.

As rodas Porsche Fuchs
Fonte: forums.pelicanparts.com
O Porsche Cayman R, habitante da minha Garagem dos Sonhos
Fonte: www.985fm.ca

Encontrei uma Kombi a venda no oldbug.com, confesso que ela tem habitado meus sonhos de viajar pela América do Sul desde então. Para aqueles apaixonados - como eu – e afortunados, que estejam dispostos a trocar US$120.000,00 por uma Kombi 1966, esta é a chance.

Esta Kombi é conhecida como “21 window”, pois tem como característica única aqueles pequenos vidros na curvatura do teto. Está equipada com as rodas Fuchs, capota de lona que abre cerca de 80% do teto, “Safari Windows”, aqueles pára-brisas que se abrem, acentos individuais na frente, o que permite acesso do “navegador” aos bancos traseiros sem sair do carro, rádio “old style” com controle para iPod (quer coisa melhor para uma longa viagem?), motor 1904cm³ com carburação dupla Weber, motor construído para viagens, não para corridas, como diz o anúncio, além disso tudo, tem freios dianteiros a disco perfurado com pinças Wilwood – anda e pára! 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário