Texto por RPH.
Fotos por RPH, exceto quando citada a fonte.
Fotos por RPH, exceto quando citada a fonte.
Foi em 2009, enquanto eu ainda utilizava diariamente a Variant II – na
época com 67 mil km, que resolvi procurar um carro mais novo, para poupar
aquela minha relíquia da vida conturbada do trânsito de Porto Alegre.
Estabeleci algumas características básicas que o carro que eu procurava deveria
ter. Ar-Condicionado, direção hidráulica, motor maior que 1.0 e não mais do que
7 anos eram os critérios para a minha busca. Ah sim, e claro, o valor não
deveria exceder os 20 mil reais. Como hoje é tão fácil procurar carro sem sair
de casa, iniciei calmamente a busca pela internet, selecionava os que me
interessavam e ia conferir pessoalmente. No início encontrei basicamente carros
como o Clio e o 206, pelo estilo optei por dar preferência ao último, mas a cada um que olhava minha impressão do carro piorava. Todos tinham
defeitos, forro descolando das portas, consoles arranhados ou reparos na
pintura mal feitos, características de donos descuidados. Segui a tendência
lógica e fui em busca de um Clio. Claro que neste meio tempo procurei carros
zero kilômetros, os "populares", incentivado pelo meu pai. Mesmo
sendo 1.0 fui ver um Gol na Guaibacar da Sertório, o atendimento foi bom, e até
hoje lembro da surpresa do vendedor ao me ouvir perguntando sobre o Gol 1.0
16v. O vendedor tentou me contar uma história para me explicar o porquê que a
VW acabou com o 1.0 16v. Lembro que foi algo baseado na potência EXCELENTE que
este novo 1.0 tinha. Este motor, dizia o vendedor, é melhor que todos os
motores 1.0 da concorrência. Não me convenceu! Gosto de motores 16v. Nesta
ocasião não havia o Gol 1.0 disponível para test-drive, fiz no Fox, ainda era o
primeiro Fox, com aquele painel horrível, e também 1.0. Achei o motor
"meia-boca". Antes que me esqueça, o Gol 1.0, vulgo “completo”, que
tinha AC, direção hidráulica, vidros elétricos, kit Trend, supercalotas - estas
não poderiam faltar - sairia pela pechincha de 35 mil reais. Obviamente eu
desisti.
Super-calotas do Gol - Fonte: 4.bp.blogspot.com |
O painel do Fox - Fonte: Webmotors |
Em outra ocasião recebi a dica de um amigo sobre uma loja de usados. Com
o telefone em mãos liguei para o dono, e não é que eles tinham um Clio RT 1.6
16v, 2002/2003 recém entrando na loja? Fui olhar o carro, gostei, conversei com
meu pai e fechei negócio. Começou a história...
O CARRO
Agora vamos ao que interessa, o carro em si. Este Clio modelo RT
- Ranking Top – como diz a sigla, era a versão TOP, que no ano seguinte trocou
de nome para Previlège. Este modelo tem
AC, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e Air-Bag para motorista e passageiro, ambos do tipo frontal. Possui
ainda faróis de neblina dianteiros, e traseiro junto à sinaleira esquerda.
A ILUMINAÇÃO
Este ano/modelo foi o único que acrescentou ao RT o farol excelente do
já extinto Clio SI. Um farol com lente elíptica para o faixo baixo e refletor
para o alto, diferente dos outros modelos que utilizavam uma única lâmpada de
dois filamentos - H4 - em um farol ainda com lente estriada e parábola lisa, de
desempenho apenas razoável. A vantagem dos faróis com lente elíptica é a
concentração da luz no local certo, além da ótima linha de corte. Por este
motivo pude optar pela instalação do Xenon, nenhum ofuscamento - “glare” -
ocorre.
Xenon com muito glare - Fonte: s-seriesforum.com |
Xenon em farol projetor - corte definido - Fonte: blog.onexhid.com |
Xenon no Clio |
O farol do tipo projetor do Clio |
AS RODAS E PNEUS
A primeira coisa que tive que fazer foi trocar os 4 pneus, pois três
deles estavam ruins, e o que estava bom era de outro modelo. O tamanho original
dos pneus - 175/65r14 - não mantive, optei por uns 185/60r14 para dar uma
“encorpada” no carro. Algum tempo depois não me aguentei e resolvi deixá-lo com
a minha cara, troquei as rodas, tirei as originais que pareciam florzinhas, e
coloquei uma aro 15” da Kromma, cópia da TSW. Combinaram com o carro, e muito
bem!
As rodas originais - "florzinhas" |
As rodas 15" com pneus 195/50 |
O MOTOR
O excelente motor 1.6 16v denominado k4m na Renault não desaponta em
momento algum, com ótimos 110cv, leva o carro de 0 à 100km/h em cerca de 11s,
atingindo velocidade máxima de quase 200km/h e com consumo na cidade - no meu
caso - de 10km/l. É um motor elástico, mais emocionante que muito “esportivo”
por aí, porém, apesar de uma embreagem pesada, digna de carro com alma esporte,
carece de um câmbio à altura, com engates longos, torna a condução um pouco mansa.
Até hoje o imagino em um Track Day. Saudades!
O motor já com 80 mil km quando comprei, recebeu um tratamento, troca de
correias e fluídos, a suspensão ganhou novos pivôs e barras axiais, e os freios
uma
limpeza. Com cerca de 90 mil km surgiu um ruído alto ao acelerar, lá se foram
dois coxins.
O único problema
recorrente que tive foi a queima de bobinas, crônico neste carro. Elas não sossegaram até trocadas as 4.
Algumas peças que foram substituídas |
SUSPENSÃO
Aos poucos fui modificando, alterando, personalizando. Uma das
alterações que acho que além de embelezar o carro melhora a estabilidade é a
suspensão, umas molas mais curtas - chamadas esportivas - foram um presente ao
Clio. Optei pelas RedCoil, pois conhecia uma loja que as vendia em Porto
Alegre, o que as fariam chegar rápido, além de poder pagar somente quando as
recebesse. Encomendei as do Clio 1.0, pois já tinha observado em outros carros
com as molas para 1.6 que a frente ficava alta em relação a traseira.
Sou obrigado a informar, as RedCoil rebaixam e mantém o conforto! Mas,
também não mudam em nada a estabilidade, o carro permanece “molenga”, como se
estivesse com as molas originais. Tudo isto porque estas
molas não são do tipo progressiva, na realidade só possuem um coeficiente de rigidez
menor, o que as torna mais comprimíveis, rebaixando o carro. Em relação as
originais elas possuem o mesmo número de espiras e tamanho quando estão sem
carga. Colocar 3 pessoas atrás, mais bagagem? Esquece, o paralamas engole a
roda!
Molas traseiras Red Coil |
A altura certa, dois dedos entre roda e paralamas |
O SOM – Do barulho à música
Nada como um ronco, né? Pois é, uma surdina/silencioso do tipo turbinho
resolve os seus problemas, correto? Errado! Aquelas coisas só duram uns três
meses, logo oxidam, enferrujam, apodrecem e etc! Mas que o barulho fica bonito,
ah, isto é verdade! Na realidade só não fica bom quando vamos para a estrada.
Para uma viagem de 4 horas a 100km/h e 3000rpm, é bom não esquecer do
paracetamol, ou se acaba com uma grande dor de cabeça ao som de vruuuuuuum!
O equipamento de som que equipa esta versão do Clio é bem completo,
exceto por não ler mp3, mas considerando a idade do carro, compreende-se. O controle no volante, com as funções de volume, seleção de faixa e
fonte é muito útil se você mantiver o cd player original, caso contrário, só
estará lá de enfeite, a não ser que você tenha a paciência de adaptá-lo ou –
bastante - dinheiro para comprar uma interface. No meu carro não aguentei muito
tempo, comprei um Blaupunkt MP37 e substituí o original. Instalei um sub-woofer
no porta-malas e um amplificador abaixo do banco do motorista. Depois de um
tempo, sem muito espaço para malas, construí uma caixa moldada sob o banco do
carona, um sub-woofer de 8” ficou com as tarefas abaixo dos 100Hz. Os falantes
das portas e os tweeters do painel mative originais, trabalhando acima de
100Hz, davam conta do recado.
O som, combina com a iluminação do painel |
OS DETALHES
Um adesivo aqui, uma tinta lá. Uma bandeira na grande frontal, uma seta
indicando o guincho para casos de emergência, os faróis de neblina amarelos,
quatro luzes de freio e rodas escuras, alguns detalhes que ajudam, não fazem
falta se nunca os tiver, mas sente saudades quando vão embora.
Símbolo da Renault preto e bandeira da França |
Faróis amarelos, me ajudaram na neblina certa vez |
As rodas 15" escuras |
Posando para a foto |
Mais pose... |
A CONCLUSÃO
Um ótimo conjunto, agrada aos olhos, ao bolso e ao ego. Um pena não
haver um pós venda a sua altura e
o brasileiro não dar o devido valor ao Clio. Enfim, é
um carro que tinha tudo para ser um ótimo compacto no mercado, mas
tornou-se em abril de 2008 apenas mais um popular 1.0 de 76cv, e agora sem AIR-BAG,
nem como opcional. Ainda um bom carro, comparado à
sua concorrência em sua nova proposta, mas que deixa saudades aos que andaram
domando 110 cavalos franceses. Felizes dos que ainda os domam, desejo-os o
melhor. Saudades do meu Clio.
Belo carro, tenho um Clio SI 2001, gostei muito destas neblinas amarelas do seu, sabe dizer encontro iguais ou similares?
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